Com livros distribuídos em mais de 80 países, Gilles Lipovestky é referência mundial quando o assunto é o luxo. O
provocativo filósofo francês é especialista em falar sobre a sociedade de
consumo e de aparências em que vivemos. Autor de
livros como “O Império do Efêmero”, “Luxo Eterno” e “A Sociedade da Decepção”,
o autor vem ao Brasil para a o seminário “The New World of Luxury” realizado
pela Maison du Luxe, uma boutique na área de eventos e gestão de negócios.
Analisando o conceito do luxo, o filósofo o caracteriza a partir de três eixos:
o luxo de caráter ostentativo, o luxo acessível e o luxo emocional. Mais que
analisar os luxos que permeiam nossa sociedade, Lipovetsky faz uma reflexão dos
modos de consumo, relacionando-os aos sentidos de individualismo e felicidade. “Consumir
traz satisfação, que não é a mesma coisa que felicidade. Se você compra um
carro, se faz uma viagem, o consumo lhe proporciona uma sensação de evasão, o
faz esquecer seus problemas, mas esse sentimento é temporário. Então a
civilização hipermoderna tem algo de paradoxal. Corremos atrás de algo que não
dá felicidade, nem infelicidade. Mas não devemos “diabolizar” o consumo”, diz
ele em entrevista à revista IstoÉ no ano passado.Com palestras a partir do dia
21 de fevereiro nas cidades de São Paulo, Brasília, Balneário Camboriu, Belo
Horizonte e Rio de Janeiro, Lipovetsky desembarca em Porto Alegre no dia 27 de
fevereiro com palestra no Iguatemi Corporate das 16h às 20h. Assim como o
assunto, o preço da palestra também está “luxuoso”. Os passes estão custando
500 reais com 30% de desconto até 7 de fevereiro.
Texto: Luísa Kuhl Brasil
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